13 de janeiro de 2021

Cantinho da Filarmónica janeiro 2021


2020: Resiliência / 2021: Esperança 

NOTA: Fotos por MODO VISION. Mais fotos em https://www.modovision.pt/ 



Prestes a comemorar 159 anos de existência, a SFUM vai mantendo a sua resiliência e ainda não será esta a pandemia que a vai derrubar. 

A pandemia da COVID 19 veio alterar dramaticamente a nossa perspetiva de atividades a realizar em 2020. Tivemos que nos reinventar e continuámos a trabalhar de acordo com o que era possível fazer, tentando salvaguardar os interesses da SFUM e a saúde de todos nós. 

Não nos foi possível concretizar o intercâmbio com a SFUP Madalense da ilha do Pico nos Açores, um acontecimento muito esperado pelos nossos músicos mais jovens e que teve de ser adiado para o mês de agosto deste ano, altura em que esperamos poderem existir condições para a sua realização. 

Tivemos também importantes perdas de receita, uma vez que ficámos privados de abrilhantar as habituais festividades de verão, assim como as solenidades religiosas. A perspetiva de alguma receita extra na nossa organização da Festa de Santa Maria também foi adiada para 2021. 

Apesar de todo este contexto muito pouco adequado à cultura e à música, tivemos que nos reinventar e lá fizemos um caminho das atividades e projectos possíveis, das quais destacamos: 

  • Elaboração de um plano de contingência que organizou o nosso funcionamento nesta época pandémica;
  • Manutenção da escola de músicas e de ensaios das secções musicais (de acordo com a evolução da pandemia recorreram-se a actividades online e/ou presenciais com regras específicas). A Banda filarmónica teve vários ensaios com todos os elementos no pavilhão prof José Maia; 
  • Concretização do projecto “Há música na Aldeia: Sonatas Desafi(n)antes”, que levou a música da SFUM através de pequenos grupos de ensemble até  Envendos, Bairro de Santo António, Chão de Codes, Penhascoso, São Miguel, Pereiro e Mação; 
  • Efetuámos uma evocação Online à Festa de Santa Maria; 
  • Melhorámos e promovemos a nossa Escola de Música, incluindo com sessões de demonstração de instrumentos musicais aos mais jovens (campo de férias CMM); 
  • Participámos como habitualmente no concurso do presépio, sempre com alguma criatividade musical; 
  • Organizámos o concerto de Natal possível, com transmissão online em directo (via facebook), tendo a nossa Banda Filarmónica estreado três novas obras (fruto do trabalho de maestro e músicos); 
  • O nosso grupo coral presenteou os Maçaenses com a gravação e posterior divulgação pela internet de um vídeo com a sua actuação, desejando boas festas; 
  • Durante as férias escolares de Natal concretizámos duas mini actividades no âmbito da Escola de Música: 1º Concurso de Solfejo e Ritmos e WorkShop interno de Trompa de Harmonia; 
  • Na véspera de Natal, numa iniciativa da CMM, a nossa Funfarra numa versão mais reduzida, actou nalguns pontos estratégicos para desejar as boas festas à nossa população. 



Desde o Natal que ficámos de “Miniférias”. Estamos a regressar neste novo ano com actividades online devido ao agravamento da situação pandémica. Apesar de não termos tido casos conhecidos na SFUM, esperamos desta forma dar o nosso contributo para que a situação melhore rapidamente. 

Devido também à situação da pandemia da COVID 19, a Direção da SFUM, após auscultação e parecer favorável dos elementos dos órgãos sociais da SFUM (Mesa da Assembleia Geral, Direção e Conselho Fiscal), decidiu adiar a Assembleia Geral marcada para 16/01/2021. 

Desta forma esta AG será realizada em conjunto com a AG ordinária prevista para Março para apreciação e votação do relatório e contas de 2020 em data a comunicar oportunamente (aguardar convocatória). 

Este adiamento tem como objectivo diminuir o risco de propagação do vírus da COVID 19 e permitir a participação de maior número de associados. Acresce ainda o facto de não advirem graves prejuízos para a associação pelo seu adiamento. 

Pode ir acompanhando as notícias da SFUM na nossa página do facebook ou em http://filarmonicamacaense.blogspot.com/

Uma saudação filarmónica especial para as profissionais (maioritariamente mulheres) que lutam contra esta pandemia e que prestam cuidados de grande proximidade física e humana na SCM de Mação e no CD de Aboboreira. 

Agora somos nós que vos batemos palmas!!! A vós e a todos os trabalhadores de serviços (agora ainda mais …) essenciais.



Sem comentários:

Enviar um comentário