18 de setembro de 2018

O Cantinho da Filarmónica Setembro de 2018



XVIII Encontro de Bandas Filarmónicas 25 agosto 2018 / Intercâmbio com a Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense (Ilha do Pico/Açores)

Tem sido um ano repleto de atividades, algumas resultam de um renovado compromisso em preservarmos o nosso património cultural e outras numa necessidade de nos reinventarmos inovando e abrindo a porta ao futuro e a novos públicos.

Este ano alterámos a habitual data do Encontro de Bandas Filarmónicas para 25 de agosto para podermos conjugar o encontro com o intercâmbio com a Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense (Ilha do Pico/Açores).

O nosso XVIII Encontro de Bandas Filarmónicas pôde contar este ano pela primeira vez com uma Banda Filarmónica fora de Portugal Continental. Para além da SFUM e da Filarmónica dos Açores, pudemos também contar com a prestigiosa participação da Filarmónica Pedroguense (Pedrógão Grande), um concelho, tal como Mação, muito associado ao flagelo dos incêndios florestais de 2017.

A nossa congénere do arquipélago dos Açores permaneceu em Mação de 23 a 29 de agosto, participando em conjunto com a SFUM em várias actividades culturais e musicais, das quais destacamos:

- Visita ao Museu/Instituto Terra e Memória de Mação, à vila de Mação e às gravuras de Arte Rupestre em Ocreza;
- Provas gastronómicas, que incluiram“refeições partilhadas” e recepção dos músicos em casa de músicos e familiares da SFUM;
- Participação no Encontro de Bandas Filarmónicas;
- Actuação na festa do Pereiro (Procissão com duas Bandas Filarmónicas);
- Visita / convívio e animação musical na praia fluvial de Carvoeiro;
- Visita / convívio e animação musical na praia fluvial de Cardigos;
- Visita / convívio e animação musical na praia fluvial de Ortiga.

Mação, mais uma vez, soube receber bem. Ficou também provado que é possível congregar esforços em torno da cultura e da música em particular.

A SFUM contará dar continuidade a este intercâmbio e deslocar-se à Ilha do Pico em 2020. É também com esse objetivo que estamos a congregar esforços, assim como continuamos a trabalhar diariamente no serviço público de divulgar a música e contribuir para a formação dos nossos jovens.

Obrigado a todos os que tornaram possível este intercâmbio e encontro de bandas e que têm permitido a nossa sobrevivência durante estes já longos 156 anos.

Agradecemos à Câmara Municipal de Mação, à União de Freguesias de Mação, Aboboreira e Penhascoso, à Junta de freguesia de Cardigos, à Junta de freguesia de Carvoeiro, à Junta de freguesia de Ortiga, ao Museu/Instituto Terra e Memória de Mação, ao Agrupamento de Escolas Verde Horizonte, à Santa Casa da Misericórdia de Mação, ao Grupo Cultural os Maçaenses, à Paróquia de Mação, à Comissão de Festas do Pereiro, e aos sempre amigos da Filarmónica Fátima Dias e Carlos Lercas.

Fica aqui também registado um agradecimento às empresas e estabelecimentos comerciais (que de várias formas) nos apoiaram.

Até ao final de setembro mantém-se ainda em vigor a campanha “Arredonde para a Filarmónica”, com o fim de angariar fundos para aquisição de instrumentos musicais, em vários estabelecimentos comerciais de Mação. Uma pequena ajuda entre todos fará uma grande diferença para nós.

Obrigado a todos os que tornaram este intercâmbio mais económico e ao mesmo tempo mais rico gastronomicamente, confeccionando diversas iguarias, sobremesas, bolos, partilhando refeições, organizando convívios e inclusivé abrindo as portas das suas casas aos nossos convidados. Neste sentido um agradecimento muito especial aos músicos, aos pais e encarregados de educação, restantes familiares e amigos da Filarmónica e por fim, como não poderia deixar de ser, ao nosso jovem e dedicado maestro por “teimar” em manter o foco na qualidade musical.

Aproveitamos para informar que estamos num processo de reestruturação da nossa escola de música, mantendo a parceria com a Firmação mas também acentuando a nossa escola autónoma e com professores da nossa “casa”. Venha inscrever-se na sexta feira à noite (depois das 21h15m), aproveite e assista ao nosso ensaio. Ao bom espírito filarmónico, queremos uma escola para todos ... de todas as idades!

Acompanhe-nos em filarmonicamacaense.blogspot.com e/ou através da nossa página no Facebook.

Saudações Musicais!
A Direção da SFUM



Sem comentários:

Enviar um comentário