11 de maio de 2021

Cantinho da Filarmónica Maio de 2021

 

AINDA COM MUITAS INCERTEZAS NO HORIZONTE A SFUM APOSTA NA FORMAÇÃO E PRESERVAÇÃO DO SEU PATRIMÓNIO


Ainda com muitas incertezas no Horizonte a SFUM realizou no dia 07/05/2021 mais uma Assembleia Geral, onde foram aprovados alguns documentos importantes para a vida da associação, nomeadamente o Plano de Actividades e Orçamento Previsional para 2021, o Relatório de Actividades e Contas de 2020 e algumas alterações ao Regulamento Interno da Escola de Música e ao Regulamento da Banda Filarmónica.

Por proposta do associado Ricardo Jerónimo foi aprovado por unanimidade um voto de louvor pelo trabalho desenvolvido pela SFUM durante o ano de 2020, procurando reinventar-se com várias atividades adaptadas ao contexto pandémico que ainda se mantém em curso.

A nível do Plano de Actividades e Orçamento Previsional destaca-se a intenção de prosseguir com o intercâmbio com a Sociedade Filarmónica União e Progresso Madalense, estando, no entanto a nossa deslocação aos Açores condicionada à evolução da pandemia e às respetivas medidas em vigor aquando da concretização da atividade. No último contacto que tivemos com a filarmónica açoriana ficou combinado aguardarmos até junho para uma nova reavaliação da situação, com eventual pedido às autoridades de saúde locais para aferir da viabilidade da prossecução do referido intercâmbio.

A SFUM tem igualmente em curso uma candidatura ao Ministério da Cultura com um projecto denominado “Música e Monumentos” que prevê um concerto em Mação no dia 5 Outubro de 2021 no Largo dos Combatentes.

Em perspetiva temos ainda um outro projecto, que pretendemos mais estruturante, para a preservação do nosso património (material e imaterial) e no qual englobamos também a comemoração do nosso 160º aniversário, a celebrar em fevereiro do próximo ano na Festa do Senhor das Encruzilhadas. Estamos a preparar a constituição de um grupo de trabalho para dinamizar este projeto, o qual vai ter a CMM como entidade parceira.

A Escola de Música vai continuar a ser a nossa grande aposta, contando actualmente com 43 alunos. Com o aluno mais novo com 6 anos e o mais velho com 65, continua a ser nosso desígnio aprofundar cada vez mais esta característica transgeracional filarmónica e onde os músicos mais velhos integram e ensinam os mais novos.

O nosso Grupo Coral retomou os ensaios, agora no espaço sacro da Igreja da Misericórdia de Mação, propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Mação e a quem agradecemos a cedência do espaço. Por ora os coralistas mais velhos não poderão participar nos ensaios, mas é um (re)início… Contamos que a evolução da Pandemia permita a todos regressarem aos ensaios, embora com a necessidade de se manterem as devidas precauções. As videoconferências promovidas pela nossa Maestrina têm continuado a realizar-se.

A Banda Filarmónica também já retomou os seus ensaios presenciais no pavilhão Prof. José Maia, sempre com as necessárias precauções.

O nosso Maestro, Adriano Salgueiro, após uma já longa permanência a assumir a direção musical da nossa Banda Filarmónica, optou por se afastar da sua regência, com o intuito de ganhar algum tempo para poder percorrer novos caminhos de desenvolvimento pessoal e profissional. Iniciou-se na direção musical muito novo na nossa filarmónica e aqui foi permanecendo durante cerca de onze longos anos.

O trabalho desenvolvido nesta importante função foi globalmente bastante positivo, uma vez que a qualidade musical da nossa Banda Filarmónica tem vindo a crescer.



Desejamos as maiores felicidades para o nosso Maestro, a nível pessoal e também profissional, o qual continuará ligado à Banda Filarmónica como professor da nossa Escola de Música e como músico.

A regência musical da Banda Filarmónica estará temporariamente assegurada pelos nossos maestros adjuntos. Entretanto iremos tomar as devidas diligências para podermos ter um novo maestro, procurando sempre compatibilizar o nosso projecto associativo e o projecto artístico e musical do futuro maestro.

Um grande obrigado ao Maestro Adriano Salgueiro pelo trabalho desenvolvido e pela sua dedicação à SFUM.

Em Assembleia Geral foi também aprovado, por unanimidade, um voto de louvor proposto pelo associado Diamantino Veríssimo pelo trabalho desenvolvido pelo Maestro Adriano Salgueiro durante os cerca de 11 anos em que esteve à frente da direção técnica da Banda Filarmónica da SFUM.

Um abraço filarmónico!

Sem comentários:

Enviar um comentário