12 de março de 2020

Cantinho da Filarmónica Março 2020

SFUM uma história de passado com memórias para o futuro

Houve eleições a 11/01/2020 tendo-se apresentado apenas uma lista candidata aos corpos sociais, composta maioritariamente por elementos que dão continuidade ao anterior mandato, mas também com vários novos e jovens elementos. 

Propomo-nos dar continuidade ao trabalho que temos vindo a desenvolver a nível do desenvolvimento das secções, mantendo a aposta na manutenção e desenvolvimento da nossa centenária Banda Filarmónica. O nosso principal e estruturante projecto para este mandato continua a ser a Escola de Música, pois só assim é possível pensar em preservar a nossa Filarmónica a médio e a longo prazo. 

Com uma história de passado estamos também com os olhos postos no futuro e a desenvolver projetos mais inovadores como a Funfarra, o Grupo Coral, assim como outros grupos para actuações mais pontuais.

Estamos também a desenvolver esforços para reestruturar a gestão de associados, com o apoio de meios informáticos, a recuperar listagens de associados mais antigas e a validar associado a associado a sua efectiva permanência no activo dos associados da SFUM. Pedimos a quem queira tornar-se nosso associado, verificar ou regularizar a sua situação que o faça junto da Direção, através do e-mail filarmonicamacaense@gmail.com, ou diretamente junto do novo responsável pela cobrança (Nuno Ferreira), a quem agradecemos ter aceitado esta pouco ambicionada função. Agradecemos igualmente ao anterior responsável por esta área (João Martins) que durante vários anos carregou esta responsabilidade sem nunca ter ninguém que se disponibilizasse para a sua substituição - irá gozar nesta área uma merecida reforma.

Estamos simultaneamente a iniciar um projecto de recolha de Memórias que se iniciará no Grupo Coral (alargando-se posteriormente às restantes secções) e que pretende preservar as inúmeras memórias da nossa centenária associação. 

O Grupo Coral da SFUM nos moldes que hoje se conhecem, teve por embrião o desafio de organizar um coro formado pelos pais dos alunos da nossa Escola de Música e Banda Filarmónica. A maturação desta fervorosa ideia por parte da nossa maestrina Ana Pires, compulsou uma análise de necessidades eminentes consolidadas em disponibilidade, vontade e dinâmica.

Através de uma leitura assertiva à realidade do nosso concelho e região, conjeturou-se a possibilidade de alargar e sedimentar esta visão coral a uma faixa etária cuja vida profissional e familiar fosse potencialmente mais estável, mormente a juventude sénior do nosso município.

Hoje, volvidos quase dois anos, afigura-se-nos que a aposta foi acertada. O Grupo Coral é composto actualmente por trinta elementos cujas idades se balizam entre os 16 e os 82, distribuídos por nove sopranos, dez contraltos, cinco tenores e seis baixos, determinados em honrar as bandeiras do nosso Concelho e da Sociedade Filarmónica União Maçaense.

A motivação que conduziu cada um dos nossos membros a integrar o Grupo Coral assume contornos improváveis, cujo confronto os torna dignos de registo.

Nesse sentido, foram realizadas gravações audiovisuais aos membros fundadores do Grupo Coral, Maestrina e Presidente da Direção da SFUM, nas quais se destacam os valores compartilhados, a dedicação à música e cultura, a par de um coeso espírito de grupo.

Encontramo-nos num longo e incontornável processo de transcrição que tem por objetivo partilhar convosco, estimados leitores, associados, amigos, futuros músicos e coralistas as genuínas memórias deste grupo cuja rotina de sábado à noite já faz parte do nosso quotidiano.

Fazemos votos de recolher mais memórias das diversas secções da SFUM e as de todos quantos queiram connosco compartilhar as suas estórias musicais, dispostos a abraçar um novo desafio.

“Somos a memória que temos e a responsabilidade que assumimos.
Sem memória não existimos, sem responsabilidade talvez não mereçamos existir.”

José Saramago



Das nossas próximas atividades / atuações, destacamos:

  • 22/03/2020 - Atuação Procissão Passos Mação (Banda Filarmónica) Actividade Cancelada COVID 19;
  • 29/03/2020 - Atuação Procissão Passos Carvoeiro (Banda Filarmónica);
  • 10/04/2020 - Atuação Procissão Sexta Feira Santa: Mação (Banda Filarmónica);
  • 11/04/2020 - Peditório SFUM Mação (Banda Filarmónica e Funfarra);
  • 12/04/2020 - Atuação Procissão Páscoa: Mação (Banda Filarmónica);
  • 25/04/2020 - 1º Encontro de Coros em Mação (Grupo Coral da SFUM e dois outros grupos corais convidados).
Saudações Filarmónicas!

Sem comentários:

Enviar um comentário