30 de outubro de 2018

O Cantinho da Filarmónica Outubro de 2018



Olá! Sou a Ana Raquel Alves Pires, sou de Mação, tenho 26 anos e pertenço à nossa Filarmónica há cerca de 19 anos.
Desde 2011 que tenho pertencido aos Corpos Sociais, onde neste momento sou suplente no Conselho Fiscal da SFUM.
Não vou propriamente falar do instrumento que executo na nossa Banda, mas sim do meu percurso até aqui como elemento da SFUM. Antes de mais, saúdo em especial todos os leitores que já pertenceram em tempos à Filarmónica e/ou os seus familiares, seja por terem sido Músicos, pertencerem aos Corpos Sociais ou apenas como apoiantes. Sem o seu contributo esta Associação Centenária provavelmente já não existia. Não faria qualquer sentido, falar da sobrevivência da Filarmónica e não falar de José Costa. Sei que existiram outras pessoas importantes para a SFUM antes de José Costa, mas a mim compete-me falar do que vivi e do que vivo ainda hoje na Filarmónica.
Entrei já com o Presidente José Costa e com o Maestro Francisco Lamarosa, para a Sax-Trompa, instrumento onde permaneci por cerca de 2 anos. Com a inserção de músicos da SFUM no Conservatório Gualdim Pais em Tomar, mudei para Clarinete.
Após 2005, mesmo com várias mudanças de Maestros, continuei sempre na Filarmónica com sentimentos de dedicação, sacrifício, união, gosto, entreajuda, muitas alegrias, algumas tristezas… Grandes experiências que se tem num grupo destes e acima de tudo muito trabalho em prol da Música e dos Maçaenses, sempre com o característico espírito filarmónico vivido em todas as Filarmónicas.
Hoje, olho para trás e mal me recordo do que é a vida sem música, sem a Filarmónica. Tinha apenas 8 anos quando começei. Mas hoje, também olho para trás e vejo tudo o que a Filarmónica me proporcionou, ajudando-me a crescer como ser humano, cidadã, Maçaense, Músico e futura profissional nesta tão vasta área da Música. Encontro-me a frequentar o 2º ano da Licenciatura em Música – Variante - Formação Musical na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco e muito devo à nossa Filarmónica por isso.
Aproveito para anunciar e publicitar duas secções da nossa Sociedade Filarmónica União Maçaense, nas quais dou o meu contributo: A nossa ESCOLA DE MÚSICA, que tanto precisa de pessoas de todas as idades! Estamos sempre DISPONÍVEIS para voltar a receber músicos que por algum motivo saíram da Filarmónica, para receber pessoas adultas que têm VONTADE DE APRENDER, porque isso é o mais importante: a vontade. Com vontade tudo se faz, tudo é alcançável! E claro as nossas crianças e adolescentes que serão também o futuro desta Associação com 156 anos. Sextas-feiras às 21.30h (ensaio) podem fazer a vossa inscrição na nossa sede!
O GRUPO CORAL DA SFUM, mais recente, dirigido por mim: Já temos parceria à vista com a nossa UNIVERSIDADE SÉNIOR. É um Projeto embrionário mas que pensamos ter pernas para andar. BASTA QUERER! Basta aparecerem todos os SÁBADOS às 21.30h na nossa sede. Queremos formar um grupo de cantores amadores com repertório variado, adequado e principalmente que motive quem por lá se encontre, tentando incutir um ambiente agradável de CONVÍVIO intergeracional. O nosso objetivo será formar um grupo coral (cantar em conjunto) e não de cantores profissionais. Se sabe, nem que seja traulitar…porque não?! TODOS SÃO BEM-VINDOS!

Orgulho na SFUM!

Saudações Musicais!

1 comentário:

  1. Parabéns Ana Pires pelo seu percurso e pela sua dedicação à Música e à SFUM.
    Meu pai, Artur Rodrigues, e três irmãos dele, Manuel Rodrigues, José Rodrigues Jr. e Manuel de Jesus Rodrigues, pertenceram a esta Filarmónica nos anos 20 do Século passado. Todos tocaram trompete.
    Eu nunca tive grande jeito; apenas e durante pouco tempo dedilhei uma guitarra portuguesa e a única coisa que toquei foi o acompanhamento de um fado rasca em ré menor, durante a animação de uma festa de amigos.
    Desejo-lhe muitas felicidades e bons êxitos e continuarei a ouvi-la com muito gosto.

    ResponderEliminar