13 de abril de 2019

Cantinho da Filarmónica Abril 2019


Eu sou o Guilherme Antunes Veríssimo, tenho 16 anos e moro na Serra, concelho de Mação. Comecei a estudar música com 5 anos, quando entrei para o conservatório de Mação para estudar percussão, mantive-me neste instrumento até ter 9 anos, aí mudei para piano, toquei viola de arco e em novembro comecei também a estudar trompa na banda e no conservatório. Embora hoje adore tocar trompa não foi o instrumento que quis tocar, eu queria tocar sousafone um instrumento idêntico à tuba, mas como era muito novo não sabia o nome e então com as descrições que dei deram-me este instrumento para as mãos e assim ficou. Um ano depois deixei de tocar viola de arco, e passei a tocar trompa em ensino supletivo e piano em curso livre. E assim fiquei até o ano passado em que saí do piano de curso livre visto que achei que já tinha conhecimentos e habilidades suficientes para o que queria e poderia ocupar o tempo das aulas nos estudos.
Gostava também de vos falar de Gustav Mahler, um compositor ultrarromântico Alemão que me fascinou desde que ouvi uma das duas obras pela primeira vez, a sua 2ª sinfonia, executada pela orquestra Gulbenkian no grande auditório Gulbenkian. Gustav Mahler nasceu em 1860 e faleceu em 1911, foi o Grande seguidor de Wagner, foi maestro e diretor da Ópera de Viena entre 1897 e 1907 e de Nova Yorque entre 1908 e 1911 (ano de sua morte), escreveu 9 sinfonias: longas, complexas na forma, de caráter programático, requerendo enormes recursos para a sua execução. Para além de quatro ciclos de canções para voz solista e orquestra (A canção da Terra). A 2ª sinfonia, por exemplo, exige, para além das cordas, 4 flautas; 4 oboés; 5 clarinetes; 3 fagotes; 10 trompas; 10 trompetes; 4 trombones; 1 tuba; 6 timbales; 3 sinos; 4 harpas; 1 órgão; imensa percussão; 2 vozes solistas e um enorme coro, o que fazia uma extraordinariamente grande orquestra, que para terem noção em Portugal era dificílimo arranjar tantos instrumentos, nomeadamente as harpas. Como puderam entender, a grande característica das suas sinfonias é a dimensão da orquestra e também a extensão. A 8ª sinfonia é conhecida como a Sinfonia dos mil. O tipo de composição é programático embora ele tenha retirado, mais tarde o programa das sinfonias. Por outro lado há uma grande interpenetração dos ciclos de canções com os temas das sinfonias. Por exemplo a base da 1ª sinfonia são “Canções de uma viandante”. Uma grande caraterística das suas composições é a tentativa de conciliação entre a conceção monumental com a simplicidade da canção popular, “não se pode separar o Mahler compositor sinfónico do Mahler compositor de canções”.
Gustav Mahler é um dos 14 filhos dos Mahler, dos quais 8 não chegaram à idade adulta, todos de origem judaica, duma aldeia que se localiza na atual Republica Checa, mas que já fora austríaca e alemã, ele próprio disse: ”sou três vezes apátrida! Como natural da Boêmia, na Áustria; como austríaco, na Alemanha; como judeu, no mundo inteiro. Em toda parte um intruso, em nenhum lugar desejado!”. Bernhard, seu pai, era estalajadeiro e comerciante de licores, a mãe, manca, proveniente de uma família pobre, filha de um fabricante de sabão, casou-se forçadamente com Bernhard e procurava contentar-se com aquilo que tinha, logo o seu relacionamento não era muito bom o pai chegava a ser violento para sua mãe, e essa atmosfera pesada influenciou psicologicamente Gustav pelo resto da sua vida. Teve as suas primeiras lições de piano em 1866 com 6 anos com um mestre capela e em 1871 começou a estudar no gymnasium de praga. Foi um período de humilhações e maus tratos por seu pai ao tomar conhecimento da situação insustentável do filho, assim voltou em 1872 para JIhlava. Aos 15 anos ingressou no Conservatório de Viena onde teve aulas de piano, harmonia e composição e chegou a receber vários prémios nessa área em 1976, e em 1978, com 18 anos recebeu o diploma do Conservatório de Viena, passou então a trabalhar como regente de orquestra entre Viena e Budapeste. Em 1882 é maestro em Olmutz (Morávia), em 1885/86 em Praga e em 1886/88 em Leipzig, foi nomeado Kapeilmaster de Viena aos 37 anos. Casou com Alma Schindler, dez anos mais nova que ele e teve duas filhas. Devido ao facto de ter começado a ser perseguido devido à sua religião vai para os Estados Unidos onde aceita lugar na ópera de Nova Yorque, volta para a Europa em 1909 e a sua mulher provoca uma crise conjugal, em 1911 volta para Maérica onde lhe é diagnosticada uma poderosa infeção, ele volta para Viena, vive alguns anos e é internado pouco antes de morrer.
Aconselho vivamente que ouçam alguma obra dele. A minha favorita continua a ser a primeira que ouvi, a 2ª sinfonia, a música dele transmite um sentimento enorme, têm um carácter um pouco sombrio ligado ao funesto, mas também glorioso, completamente emocionante, espantoso e maravilhoso.

1 comentário: