13 de março de 2018

Cantinho da Filarmónica Março 2018

João Rafael Santos


Cantinho da Filarmónica no Jornal Voz da Minha Terra

Olá! Eu sou o João Rafael Reis Santos.

Eu venho apresentar-vos um pouco mais sobre a minha carreira musical.

Comecei a aprender musica há 4 anos, sendo também esse o tempo em que ando na banda filarmónica de Mação, mais conhecida como SFUM, que significa Sociedade Filarmónica União Maçaense. Nos 4 anos que estive na música, aprendi a tocar um instrumento que se chama trompa de harmonia. É um instrumento com um som muito bonito. Tão bonito é, que costuma aparecer em músicas de apresentação de filmes, globos de ouro, etc. Quem me ensinou (e ainda ensina) e a quem eu tenho muito a agradecer pelo músico que sou, é ao professor Bruno Cruz do conservatório Firmação, que me tem apoiado muito nos bons e maus momentos e me dá muito incentivo e coragem para seguir em frente. A ele o meu muito obrigado. 

Na Filarmónica comecei na escola de música e neste momento já faço parte da banda oficial, comandada pelo magnífico maestro Adriano Salgueiro.

Adoro tocar trompa! Para os mais novos que queiram vir a aprender um instrumento de sopro da família dos metais, essencial numa orquestra filarmónica moderna, então que venham para a SFUM e escolham aprender trompa de harmonia.

Para ser trompista ficam aqui algumas dicas: prime-se as chaves com a mão esquerda e com a mão direita dentro da campânula consegue-se controlar a afinação, timbre e mesmo ajudar a segurar a própria trompa.

Escolham a música. Pois sem música o mundo não tinha cores.

Autor: João Rafael Reis Santos (Músico da SFUM)

Nota da Direção:

No dia 11/03/2018 participámos no grande prémio de atletismo: Mação, Catedral do Presunto, promovendo a adoção de estilos de vida saudáveis entre os nossos músicos.

Convidamos todos a acompanharem e participarem nas nossas atividades:

- Como é habitual estaremos presentes nas tradições religiosas mais enraizadas na história do nosso concelho, relacionadas com a Quaresma e Semana Santa;
- Dia 16/03/2018 iremos colaborar com o Museu de Mação efetuando uma atuação no Auditório Elvino Pereira, pelas 21h:30m, para os alunos de mestrado, com a participação da Banda Filarmónica e Grupos de Ensemble;
- Iremos também participar brevemente no projeto cultural “Caminhos”, uma iniciativa da Comunidade Intermunicipal do Médio Tejo.

E mais algumas surpresas irão surgir…

Sem comentários:

Enviar um comentário