14 de julho de 2019

Cantinho da Filarmónica Julho 2019


Olá, eu sou o Rodrigo Loureiro tenho 13 anos e ando na SFUM (Sociedade Filarmónica União Maçaense). Hoje venho-vos falar de como é andar na SFUM, qual é o meu instrumento e como é tocá-lo.

Eu entrei na SFUM mais ou menos há um ano e desde que me inscrevi tenho-me divertido muito, as pessoas são simpáticas e fiz novos amigos lá.

Eu já falei de tudo isto, mas ainda não referi que instrumento toco, quer dizer, que instrumentos. Eu ando na percussão, ou seja, o naipe com mais poder sonoro e que comanda a velocidade, mesmo que às vezes não façamos isso muito bem.

O grupo dos percussionistas ou melhor “Os Selvagens da Percussão” são os mais carismáticos da SFUM, nós os 6 somos “aquela máquina”.

Nós tocamos marimba, xilofone, glockenspiel e muitos outros instrumentos que envolvam o toque em algo para fazer melodias; caixa, bateria, bombo, tímpanos, o que envolva bater em alguma pele e fazer som; congas, jambé e outros mais secundários como maracas, triângulo, caixa chinesa, etc.

A SFUM faz diversas atuações desde procissões religiosas a concertos em palcos, e tentamos transmitir a nossa energia a toda a gente que nos esteja a ouvir!

Por fim, sei que transpiramos música e que conseguimos transformar qualquer batida num momento de verdadeira diversão com ritmo, usando as nossas mãos para criar momentos musicais através dos diversos instrumentos que a Percussão nos proporciona, sendo esta uma forma de expressão muito versátil.

Notas da Direção:
Das nossas atividades mais recentes destacamos a nossa participação na Feira Mostra de Mação em que, para além do nosso habitual stand e arruada pela Banda Filarmónica, fomos desafiados pela CMM a organizar um concerto de variedades musicais no palco principal, o que fizemos com a participação de algumas das nossas secções: Grupo Coral, Funfarra, Variedades e Banda Filarmónica. Agradecemos a confiança de quem nos colocou em mais esta aventura, assim como a quem nos apoiou (de forma individual ou institucional).

Dia 13 de Julho atuaremos em Pinhel, para ajudar a celebrar o trigésimo terceiro aniversário da Banda Filarmónica de Pinhel.

Iremos este ano renovar a iniciativa “Arredonde para a Filarmónica” a decorrer entre Julho e Setembro de 2019 em vários estabelecimentos comerciais do concelho de Mação. Quando for às compras arredonde e dê uma pequena, mas preciosa ajuda, para comprar instrumentos musicais para os nossos músicos. Como é habitual no nosso encontro de Bandas Filarmónicas (06/09/2019) iremos apresentar novos músicos e também os novos instrumentos adquiridos.

Sem comentários:

Enviar um comentário