QUEM SOMOS

A Sociedade Filarmónica União Maçaense, abreviadamente designada pela sigla SFUM, tem a sua sede na Vila de Mação.

A SFUM tem como fins, o estudo, ensino, execução e divulgação da música nas suas inúmeras vertentes.Poderá alargar o âmbito dos seus fins a qualquer actividade cultural ou recreativa.



A Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM) foi fundada em 1862 por um grupo de Maçaenses como Banda de Música e com instrumentos adquiridos por subscrição pública.

Em 8 de Janeiro de1906 teve o seu alvará do Governo Civil de Santarém como “Sociedade União Maçaense”.

Participa, desde sempre e muito ativamente, no acompanhamento de Arraiais Cerimonias Religiosas e Festas Populares. Já marcou também presença em Concursos de Bandas Civis e Encontros de Bandas. Até ao ano de 1920 dava um concerto por semana na Vila de Mação.

A formação Musical dos mais jovens tem sido sempre uma das suas grandes apostas, tendo efectuado uma importante reestruturação da sua escola de música em 2019.

Através de um protocolo estabelecido com a Firmação (Conservatório de Música de Mação: pólo da Associação de Cultura Canto Firme de Tomar) alguns dos Músicos da SFUM e da Escola de Música tem acesso ao ensino de música oficial proporcionado pelo conservatório.

A Sociedade Filarmónica União maçaense promove regularmente, desde 1998, um ciclo de Encontros de Bandas Civis em Mação. Uma iniciativa que se realiza anualmente no segundo domingo de Setembro, com o apoio da Camara Municipal de Mação.

Em setembro de 2002, integrando o programa de mais um encontro de Bandas, a coletividade organizou a comemorações dos seus 140 anos de existência e dos 140 anos do nascimento de Francisco Serrano, que foi membro ativo e Maestro da Banda, colocando uma placa comemorativa na casa onde nasceu.

Em 2012, a Bandas celebrou 150 anos tendo organizado e efetuado varias atividades para celebrar este importante acontecimento, que terminou com o lançamento de um livro intitulado “Viagem à Roda da Banda de Mação”, com recolha de informação e realização de Carlos Gueifão, encontrando-se à venda em diversos locais.

Recentemente foram criados grupos de ensemble de metais, madeiras e percussão com o objetivo de diversificar a oferta musical e motivar os músicos.

Desde 2018 que tem em actividade uma Fanfarra (Funfarra da SFUM) e um Grupo Coral (Grupo Coral da SFUM)

Em fevereiro é realizada a tradicional festa do Senhor das Encruzilhadas (patrono da SFUM) com as habituais cerimónias religiosas, almoço convívio e deste 2018 também um concerto comemorativo de aniversário da nossa associação com a participação dos grupos de ensemble (incluindo a Funfarra e o Grupo Coral), da escola de música e banda filarmónica.

É mais de um século e meio de atividade, com dedicação, persistência e amor à Música. Um Século e meio de vida, traçado no tempo e na história do Concelho de Mação.