10 de junho de 2019

Cantinho da Filarmónica Junho 2019

Olá a todos, o meu nome é Maria João Dias e pertenço à Sociedade Filarmónica União Maçaense, tenho 22 anos e toco Clarinete.

O meu percurso na música começou nesta nossa querida Filarmónica, a SFUM, no ano 2006, tinha eu 9 anos quando a minha mãe me inscreveu na Banda para aprender Clarinete.

Em setembro de 2008 comecei os meus estudos no conservatório de Música de Mação - FirMação, no ensino articulado, e em dezembro do mesmo ano fiz a minha primeira atuação como membro da Banda no Concerto de Natal.

No ano de 2013 decidi aprofundar os meus estudos musicais e fui para o Curso Profissional de Instrumentista de Sopros e Percussão no Conservatório de Artes - Canto Firme, Tomar.

Durante estes anos todos fui trabalhando com vários professores de renome nacional e internacional, tanto em Clarinete como em Orquestra.

Em junho de 2016 concluí o curso profissional e em setembro entrei na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML).

Durante estes anos todos nunca deixei a Filarmónica de Mação de parte, pois esta foi um grande pilar para a minha formação enquanto Músico, disponibilizando o instrumento musical para a minha aprendizagem e mais recentemente dando-me a possibilidade de dar aulas na Escola de Música da SFUM, sendo um início e um "estágio" para a minha vida profissional futura.

Deixo aqui agora um breve resumo sobre a ESML onde atualmente frequento a Licenciatura em Música, variante Execução, Ramo Arcos, Sopros e Percussão - Clarinete.

A ESML foi fundada no ano de 1983 como resultado da reconversão operada no Conservatório Nacional, competindo-lhe a lecionação do ensino superior então criado nesta área e tendo autonomia artística, científica e pedagógica.

Existem vários cursos na ESML: Licenciatura em Música (desde Composição a Direção, passando por diversos instrumentos e ainda o Jazz); Licenciatura em Música na Comunidade (em parceria com a Escola Superior de Educação de Lisboa); Licenciatura em Tecnologias da Música; Mestrados.

A ESML tem variadas formações tais como Coros, Orquestra de Sopros, Orquestra Sinfónica, grupos de Música de Câmara, Combos e Orquestra de Jazz, Laboratório de Música Mista, etc, fazendo concertos e audições em variadas Salas de Lisboa tais como Gulbenkian, CCB, Teatro São Luís e ainda nos auditório e Foyer da Escola, sempre ou maioritariamente com entrada gratuita. A Escola está localizada em Benfica, no campus do IPL (Instituto Politécnico de Lisboa). Se algum dia estiverem por Lisboa, podem aproveitar e passar por lá e ouvir boa música desde Bach até peças elaboradas pelos alunos de Composição da Escola, existem quase sempre todos os fins-de-semana concertos das Orquestras, podendo consultar os variados concertos no site oficial da Escola.

Se não estiverem por Lisboa e sim por Mação, têm sempre aqui a nossa querida Filarmónica que precisa do apoio de todos, porque é para o público que nós trabalhamos.

Viva a MÚSICA! Viva a CULTURA!

E assim me despeço.

Maria Dias 


NOTAS da Direção:

A SFUM continua com várias atividades através das sua secções de escola de música, grupo coral, Funfarra e banda Filarmónica.

Para motivarmos os nossos jovens para a aprendizagem da música realizámos uma demonstração de instrumentos musicais na Creche da Santa Casa da Misericórdia de Mação no dia 3/06/2019.

Estamos a trabalhar para um concerto de “variedades” na Feira Mostra com a participação das nossas secções e com alguns convidados especiais. Será no dia 4/07/2019 pelas 22 horas.

Mais informações em http://filarmonicamacaense.blogspot.com/ ou na nossa página no Facebook!

Saudações Filarmónicas!!

Sem comentários:

Enviar um comentário