21 de novembro de 2011

2012, um ano especial para a SFUM

A Banda de Mação comemora, em 2012, século e meio de existência. É o passar de década em década, com momentos melhores e outros de grande dificuldade. Acima de tudo a história da Filarmónica de Mação é uma história de resistência, 150 anos de teimosia e de trabalho pela comunidade.
A par da SFUM também se comemoram em 2012 os 150 anos do Nascimento de Francisco Serrano.
A Câmara Municipal de Mação, junto com a Filarmónica União Maçaense e o Jornal Voz da Minha Terra estão a organizar, para o ano de 2012, as Comemorações destas datas.
Constitui-se uma Comissão Organizadora dos 150 anos da Filarmónica e do Nascimento de Francisco Serrano e o programa, que vai decorrer ao longo de 2012, está praticamente concluído.
2012 será um ano particularmente dedicado à Música em Mação, muito em especial ao trabalho e empenho da Sociedade Filarmónica União Maçaense.
As Comemorações arrancam em Janeiro. No dia 8, data da aprovação dos Estatutos da SFUM, terá lugar uma Sessão Solene nos Paços do Concelho seguida de arruada pela Banda de Mação.
Em Fevereiro decorre a tradicional Festa do Senhor das Encruzilhadas no primeiro Domingo do mês, será dia 5 de Fevereiro.
Em Abril está em preparação um grande Concerto de que se dará desenvolvimento oportunamente. Em Maio comemora-se o Dia do Trabalhador com uma Exposição sobre a data.
No mês seguinte a Filarmónica junta-se às Comemorações do 10 de Junho perspectivando-se uma Cerimónia no Largo dos Combatentes seguida de Missa e Almoço.
Em Julho a Banda participa na 19.ª Feira Mostra do Concelho.
Agosto é o mês do nascimento de Francisco Serrano. Os 150 anos do nascimento deste ilustre Maçaenses, cuja vida se cruzou com a da Filarmónica, serão assinalados com uma placa evocativa no edifício do antigo matadouro seguido de concerto e lanche no Jardim Municipal.
No segundo domingo de Setembro terá lugar mais um Encontro de Bandas. Em Novembro decorrerá a tradicional arruada na Feira dos Santos e Dezembro inicia-se com o Hino da Restauração no dia 1 seguido, no fim do mês, dos Concertos de Natal.
O encerramento das Comemorações acontecerá em Fevereiro de 2013, na Festa do Senhor das Encruzilhadas com a apresentação de um Livro Comemorativo dos 150 anos da Sociedade Filarmónica União Maçaense.
A Banda conta com o apoio e a participação de todos.

Sem comentários:

Enviar um comentário