A SFUM irá gradualmente reiniciar algumas das sua actividades presenciais. Começaremos pelas aulas presenciais da escola de música aos alunos entre os 16 e os 70 anos e sem factores de risco conhecidos para a COVID 19 a partir do mês de junho inclusivé.
Manteremos aulas e actividades não presenciais com recurso à vídeo conferência e outros instrumentos de comunicação à distância.
Para este reinício gradual de actividade presencial aprovámos em reunião de direcção de 20.05.2020 um plano de contingência SFUM COVID 2019 que anexamos para conhecimento de todos.
O plano é naturalmente dinâmico e poderá sofrer alterações / actualizações de acordo com a evolução da situação e indicações das autoridades de saúde. Estamos também naturalmente disponíveis a eventuais sugestões, que poderão enviar por email.
Saudações Musicais e muita saúde!!
Excerto do plano / Destacamos o ponto 5.1 :
5.1 – Medidas Escola de Música da SFUM
As atividades presenciais da escola de Música da SFUM estão até à presente data canceladas, com excepção das aulas aos alunos maiores de 16 anos, menores de 70 anos e sem factor de risco conhecido para complicações associadas à COVID 19 (imunodeprimidos, doenças crónicas pulmonares, cardiovasculares, hipertensão arterial, entre outras indicadas pela DGS).
A responsável pela organização da escola de música garantindo o cumprimento deste plano de contingência é a diretora pedagógica, sendo que em cada aula cabe ao professor responsável a execução das regras elencadas.
A direção da SFUM deverá fornecer os materiais de limpeza necessários, cabendo à diretora pedagógica efectuar a sua requisição.
As máscaras / EPI (equipamentos de proteção individual) para os professores deverão ser fornecidos pela direção da SFUM (o professor poderá utilizar equipamento próprio se assim o entender).
Os equipamentos para a limpeza / desinfeção dos instrumentos musicais e EPI para os alunos deverão ser adquiridos pelos próprios alunos / pais e/ou encarregados de educação.
As aulas presenciais devem cumprir as seguintes regras:
- As aulas teóricas devem ter no máximo a presença de 2 alunos por aula / sala com distância mínima de 3 metros entre ambos;
- As aulas práticas devem ser individuais;
- Sempre que possível / exequível as aulas deverão ser lecionadas ao ar livre;
- As salas de aula deverão ter a porta aberta e sempre que possível também as janelas;
- Os alunos devem tocar apenas nas superfícies e objectos indispensáveis à sua aprendizagem;
- Será obrigatória a utilização de Máscara no interior das instalações da SFUM;
- No exterior a utilização de máscara também será obrigatória durante as aulas;
- Os alunos poderão retirar as máscaras somente nas aulas práticas e pelo tempo estritamente necessário;
- O professor deverá utilizar sempre Máscara durante as aulas práticas (poderá usar viseira como complemento à utilização da máscara);
- Durante as aulas práticas com instrumentos de sopro a distância de segurança deverá ser de 3 a 6 metros (entre professor e aluno);
- O professor deverá evitar colocar-se na frente da campânula dos instrumentos;
- Não deverá efetuar-se exercícios / aquecimento só com bucal;
- Os materiais de ensino devem ser individualizados (instrumento musical, cadernos, lápis, partituras, etc…);
- Deverá proceder-se a uma correcta limpeza dos instrumentos antes e após a sua utilização (responsabilidade do aluno com supervisão e eventual auxílio se necessário do professor);
- Antes e após cada aula alunos e professores devem lavar as mãos com água e detergente ou promover a sua desinfeção com solução alcoólica;
- Antes de cada aula deve promover-se a limpeza e desinfeção das superfícies com solução desinfectante e pano específico para o efeito (mesa de apoio, cadeira, maçanetas, interruptores, chão com excesso de saliva libertado pelo instrumento e outras superfícies de risco);
- Os alunos (ou encarregados de educação) deverão assinar uma declaração em anexo em como declaram ter tomado conhecimento e aceitado as medidas elencadas neste plano de contingência.
https://app.luminpdf.com/viewer/5ecc3784a6853e0013bf039e