12 de janeiro de 2022

Cantinho da Filarmónica Janeiro 2022

Uma história com 160 anos e várias “Encruzilhadas”


A Sociedade Filarmónica União Maçaense (SFUM) comemora este ano 160 anos de história com muita música, cultura e dedicação escrita, vivida e partilhada por muitas gerações.

Com o intuito de assinalar esta impressionante data, a SFUM pretende organizar um ano com múltiplos eventos comemorativos, o primeiro iria realizar-se com a habitual Festa do Senhor das Encruzilhadas no primeiro fim-de-semana de fevereiro, porém, tendo em atenção as actuais circunstâncias, nomeadamente relativas à situação pandémica, esta celebração está a ser reequacionada, pelo que em breve daremos novidades.

Entretanto …

O nosso concerto de Natal regressou à Igreja Matriz da nossa vila, mas e uma vez mais devido à situação pandémica, optámos por realizá-lo em formato online. O concerto contou com a participação da Firmação, com o regresso do Grupo de Cantares dos “Maçaenses”, ficando o encerramento a cargo da Banda Filarmónica e do Grupo Coral da SFUM.




O presépio da SFUM ganhou mais uma vez vida musical na rotunda do tribunal. Este ano inspirado na Escola de Música e no Grupo Coral da SFUM, sem descurar o sentido filarmónico da nossa Banda Filarmónica, procurou representar os nossos alunos através dos anjos que leem e interpretam a partitura com fragmento da obra francesa “Les anges dans nos campagnes” (Os anjos em nosso campo), comumente conhecida por “Gloria in excelsis Deo” (Glória a Deus nas alturas).

A partitura transcrita para S (Sopranos) e A (Altos) foi concebida para que a par de instrumentos, a mesma pudesse ser entoada por vozes. Alguns dos nossos alunos, professores, músicos, coralistas e amigos deslocaram-se a esta rotunda ao longo da época festiva para em conjunto reproduzirem os compassos da partitura, partilhando bons momentos de convívio.

A Direcção da SFUM gostaria de deixar expresso um agradecimento particular a quem, externo à SFUM, dedicou do seu tempo e habilidade na execução do excerto de partitura.


Na véspera de Natal, alguns elementos da Banda Filarmónica e do Grupo Coral saíram à rua para cantarem e tocarem “Natal é Alegria” e assim alegrarem a vila desejando Boas Festas à população.


Tal como já referido no número anterior, em breve irá ser feita uma convocatória para uma nova Assembleia Geral Eleitoral. Renova-se o apelo para uma ampla participação dos associados. Quem tenha disponibilidade, um projeto para a nossa associação… que se junte, organize, crie uma lista, ofereça-se para participar.

Entrámos no nosso 160º ano da nossa longa existência, sendo este o segundo ano consecutivo em que não poderemos realizar as comemorações da Festa do Senhor das Encruzilhadas, como tem sido habitual nos últimos anos. Mas não pode haver lugar a desânimos … mantemos a esperança de ter ainda muitas Encruzilhadas para perspectivar o futuro.


A SFUM foi, é, e será sempre de todos e para todos!

Saudações Musicais e votos de um Próspero 2022!

Sem comentários:

Enviar um comentário