1 de janeiro de 2018

Festa do Senhor das Encruzilhadas 2018

A Sociedade Filarmónica União Maçaense irá realizar no fim de semana de 3 e 4 de fevereiro de 2018 a festa do Senhor das Encruzilhadas. 

Para além das tradicionais cerimónias religiosas e do almoço convívio, será também organizado um concerto comemorativo do 156º aniversário da SFUM onde serão apresentadas algumas novidades.

Em breve divulgaremos o programa completo.

Relembramos por agora a história do Senhor das Encruzilhadas:

A história do Senhor das Encruzilhadas, enquanto Patrono da Sociedade Filarmónica União Maçaense, remonta a 1950 quando Jaime Reis, o então Mestre da Banda, e alguns músicos (João Mendes, Manuel de Jesus Martins, João Nunes Moleiro, Pedro de Matos Alexandre e outros) decidiram recuperar o Nicho degradado, que se situava nas proximidades do cemitério da Vila de Mação. 

Empenhados nesta missão, compraram uma imagem nova, uma vez que a outra estava partida e decidiram compor um Hino para a Banda: Jaime Reis compôs a música e João Mendes escreveu os versos. E foi assim que o Senhor das Encruzilhadas passou a ser o patrono da SFUM. 

Esta festa decorria, inicialmente, no mês de Novembro com duas procissões: uma no sábado à noite para a Igreja Matriz e outra, no domingo, após a missa, para o Nicho. E assim se manteve durante largos anos até que, depois de um interregno, passou a realizar-se no último domingo de Janeiro com a procissão da Igreja Matriz para o Nicho. 
Actualmente, a Festa do Senhor das Encruzilhadas celebra-se no primeiro domingo de Fevereiro. 

O convívio depois da procissão surgiu na década de oitenta. Entre 1993 e 1998 não se realizou, tendo sido retomado em 1999 com a Direcção presidida por José Costa e assim se tem mantido até à data. 

Hino do Senhor das Encruzilhadas 

Oh Senhor Jesus Cristo 
Oh Pai Nosso Redentor 
Leva sempre as nossas almas 
No Teu Sagrado Amor 

Senhor das Encruzilhadas 
Este amado Povo Teu 
Quer oh Pai cá na Terra sempre amar-te 
Com amor forte e leal 
Que perdure até ao céu 

HOSSANA HOSSANA 
Rainha de Portugal 
HOSSANA HOSSANA 
Virgem Maria 

Sem comentários:

Enviar um comentário