Para além das tradicionais cerimónias religiosas e do almoço convívio, será também organizado um concerto comemorativo do 156º aniversário da SFUM onde serão apresentadas algumas novidades.
Em breve divulgaremos o programa completo.
Relembramos por agora a história do Senhor das Encruzilhadas:
A história do Senhor das Encruzilhadas, enquanto Patrono da Sociedade Filarmónica União Maçaense, remonta a 1950 quando Jaime Reis, o então Mestre da Banda, e alguns músicos (João Mendes, Manuel de Jesus Martins, João Nunes Moleiro, Pedro de Matos Alexandre e outros) decidiram recuperar o Nicho degradado, que se situava nas proximidades do cemitério da Vila de Mação.
Empenhados nesta missão, compraram uma imagem nova, uma vez que a outra estava partida e decidiram compor um Hino para a Banda: Jaime Reis compôs a música e João Mendes escreveu os versos. E foi assim que o Senhor das Encruzilhadas passou a ser o patrono da SFUM.
Esta festa decorria, inicialmente, no mês de Novembro com duas procissões: uma no sábado à noite para a Igreja Matriz e outra, no domingo, após a missa, para o Nicho. E assim se manteve durante largos anos até que, depois de um interregno, passou a realizar-se no último domingo de Janeiro com a procissão da Igreja Matriz para o Nicho.
Actualmente, a Festa do Senhor das Encruzilhadas celebra-se no primeiro domingo de Fevereiro.
O convívio depois da procissão surgiu na década de oitenta. Entre 1993 e 1998 não se realizou, tendo sido retomado em 1999 com a Direcção presidida por José Costa e assim se tem mantido até à data.
Hino do Senhor das Encruzilhadas
Oh Senhor Jesus Cristo
Oh Pai Nosso Redentor
Leva sempre as nossas almas
No Teu Sagrado Amor
Senhor das Encruzilhadas
Este amado Povo Teu
Quer oh Pai cá na Terra sempre amar-te
Com amor forte e leal
Que perdure até ao céu
HOSSANA HOSSANA
Rainha de Portugal
HOSSANA HOSSANA
Virgem Maria
Sem comentários:
Enviar um comentário