14 de fevereiro de 2018

Cantinho da Filarmónica Fevereiro 2018


Ricardo Veríssimo

Cantinho da Filarmónica no Jornal Voz da Minha Terra

O meu nome é Ricardo Veríssimo sou o músico da SFUM mais novo, tenho 11 anos e sou do FC do Porto. Para além da música também gosto de futebol. O meu instrumento musical na SFUM é o trombone de Varas, que é um Instrumento de sopro pertencente à família dos metais. Tem um longo tubo de três segmentos e que tem numa das extremidades o bocal e na outra uma campânula. Existem dois tipos: o de pistão e o de vara, no qual um mecanismo deslizante controla a emissão sonora. A origem da palavra trombone é simples e curiosa: deriva da palavra italiana tromba (trompete) acrescida do sufixo one, o que, traduzido, significa grande trompete. Nas bandas filarmónicas e orquestras cabe ao trombone dois importantes papéis: por um lado sustentar harmónica e ritmicamente a condução melódica e, por outro, se constituir ele próprio como um espetacular instrumento solista.

Na Firmação aprendo a tocar também guitarra. Gosto de tocar os dois instrumentos e talvez ainda aprenda a tocar mais algum…

Participei no concerto comemorativo dos 156 anos da SFUM (sábado) tocando trombone de varas no grupo “FUNFARRA”, no da escola de música e no concerto da banda da SFUM. A FUNFARRA é um grupo de animação e em que tocámos algumas músicas muito conhecidas. Também toquei no grupo da escola de música, que é um grupo composto pelos alunos e músicos mais novos da SFUM e participei, por fim, no grande Concerto com todos os músicos da SFUM: o concerto da Banda Filarmónica. Durante o concerto o meu colega de Tuba (Jesualdo) fez uns vídeos que foram passando de acordo com as músicas que estávamos a tocar. Foi muito giro!

No domingo continuou a festa das Encruzilhadas, onde após a missa, participámos na procissão, e no final houve um almoço no S. Miguel.

Queria só acrescentar que gostava de ter mais músicos na Banda, infelizmente sou o único trombonista na SFUM.

Autor: Ricardo Antunes Veríssimo (músico da SFUM)

Nota da Direção:

Um enorme agradecimento a todos os Filarmónicos que colaboraram e tornaram possível mais uma edição da Festa do Senhor das Encruzilhadas: músicos, pais e encarregados de educação, associados, entidades envolvidas e amigos da nossa associação.

Visite-nos em filarmonicamacaense.blogspot.pt/ ou siga a nossa página no Facebook.

Saudações Musicais!

1 comentário: