14 de abril de 2018

O Cantinho da Filarmónica Abril de 2018


Diana Silva
Olá, meu nome é Diana Silva, tenho 11 anos e sou uma das integrantes da Banda da Sociedade Filarmónica União Maçaense.

O que vão ler agora é sobre a nossa Associação (Sociedade Filarmónica União Maçaense).

A nossa Banda Filarmónica é composta por instrumentos musicais de sopro e percussão. Nos instrumentos de sopros há dois grupos: os das madeiras e o dos metais.

No grupo dos metais temos como exemplos as trompas, trompetes, eufónios e tubas, que têm como método de ativação do som a vibração dos lábios através de um bocal. Por terem um som mais intenso, num concerto, o grupo dos metais fica atrás do grupo de Madeiras, que têm um timbre mais suave. O material utilizado na confeção destes instrumentos é tradicionalmente o latão.

No grupo das madeiras temos como exemplos: clarinetes, flautas e os saxofones. Eu toco saxofone Alto que é do grupo das madeiras, apesar de ser feito também de metal. No entanto, o que ativa o som é a vibração de uma palheta, que é feita de madeira.

A SFUM tem mais de 40 músicos, alguns estão quase sempre presentes, mas muitos (infelizmente) não podem cá estar sempre, pois estão a estudar ou mesmo a trabalhar fora do concelho de Mação.

Fazemos vários tipos de actuações, entre as quais procissões religiosas, concertos e animamos muitas festas por aí.

E é isto…

Saudações Musicais para todos!

A Música da SFUM: Diana Silva

Nota da Direção:

Terminámos mais um período de grande atividade. Atuámos no auditório Elvino Pereira para os alunos de mestrado de várias nacionalidades do Museu de Mação. Uma oportunidade para partilhar experiências e diferentes vivências culturais.

Colaborámos nas tradicionais solenidades religiosas desta época, nomeadamente na procissão do senhor dos Passos em Mação e também no Carvoeiro.

Em Mação prosseguimos com a Sexta Feira Santa e a Procissão do Domingo de Páscoa.
Para os Passos e Sexta Feira Santa recuperámos “Santa Cecília” - marcha fúnebre de António Assis, escrita em 1986 e oferecida pelo compositor à nossa Filarmónica.

No Domingo de Páscoa estreámos “Oración de Esperanza” - marcha grave do compositor espanhol Roberto Gómez Holgado - que nos pareceu bastante adequada ao momento celebrativo religioso da ressurreição de Cristo.

Mais recentemente (7 de abril) participámos ainda no momento cultural de uma iniciativa da Câmara Municipal de Mação que pretendeu assinalar o dia mundial da saúde.

Finalmente nosso muito obrigado a todos os que contribuíram no peditório que habitualmente realizamos nesta época.

Saudações Musicais e até Breve!

Sem comentários:

Enviar um comentário