30 de julho de 2020

Cantinho da Filarmónica Julho 2020


HÁ BANDA NA ALDEIA – Sonatas Desafi(n)antes 

Tempos difíceis criam pessoas fortes, assim dita a sabedoria popular, quiçá, por tal despertar a mais intrínseca essência individual ao forçar uma reinvenção de comportamentos conjuntos.

A sociedade mundial tem consciência que vivemos uma época de mudança e reajuste, facto é que neste processo motivado por questões de saúde pública, todos, de uma forma ou de outra, nos vimos forçados a abdicar de algo, seja da nossa liberdade de locomoção ou do contacto com o outro, sendo este outro muitas vezes a própria família.

Ora chegados que estamos ao verão, período áureo dos reencontros familiares, dos festejos que enchem as nossas terras de cor, luz, alegria, cheiro e sabor, pessoas, devoção, música e dança em torno das festas e procissões em honra dos seus padroeiros, este ano é-nos exigido que renunciemos a essa partilha conjunta na esperança da reunião no ano vindouro.

Cientes dos nossos muito honrosos 158 anos de história de movimento associativo de função cultural e social de importância indubitável, na SFUM procurámos reinventar-nos no entendimento de que as nossas festas são um ápice de epifania da expressão da nossa identidade local e concelhia.

É missão da SFUM ensinar e divulgar a arte musical, e, atribuir à sua visão o fazer chegar à população a cultura musical, de excelência e raízes eruditas, de forma inclusiva provida de uma enriquecedora partilha geracional.

No seu espírito de união e entrega, no qual é vital manter vivos os valores de compromisso, responsabilidade social e cultural, a SFUM apresenta o projecto: HÁ BANDA NA ALDEIA – Sonatas Desafi(n)antes.

Anualmente a SFUM, nas secções Banda Filarmónica e Funfarra, é convidada a participar nas procissões e peditórios das nossas aldeias, prova redundante do quanto é indissociável da crónica cultural, social e religiosa local.

Não é, pois, segredo que estes denominados serviços de verão sejam vitais para a continuidade e subsistência da SFUM.

No entanto, cremos que a atmosfera deste ano nos permite dar mostra do quão gratos estamos aos Párocos e Comissões de Festas que, reiteradamente, nos fazem o convite de participar nos seus eventos envolvendo as gerações na atividade saudável ao criar, produzir e tocar música.

É com sentido de pertença, identidade de representação cultural e regional fundamental na construção de uma sociedade de dinâmica positiva e promissora; que a SFUM, desprovida de intento de retorno económico e grata pelo apoio da Câmara Municipal de Mação que compreendeu a pertinência deste projecto, propõe fazer pequenos concertos ao término das missas que dão mote aos festejos de verão de cada aldeia onde é hábito participar.

Cada exibição reflete o rigor e o brio da nossa Sociedade Filarmónica e muito em especial dos seus músicos, a quem desde já agradecemos a disponibilidade e espírito voluntário.

É nosso intuito levar música a alegria às nossas povoações com cuidado, respeito e dedicação, como tal todas as indicações e recomendações da DGS serão asseguradas, nomeadamente o distanciamento físico, o uso de máscaras de proteção e desinfetante.


Estivemos a 28 de junho de 2020 no Carvoeiro onde fomos muito bem-recebidos e contamos estar no dia 26 de julho em Monte Penedo, com um pequeno grupo de músicos cheios de vontade de partilhar a nobre arte da música.

 

A música é capaz de reproduzir, na sua essência, a dor que dilacera a alma e o sorriso que inebria, [porquanto,] é uma revelação superior a toda a sabedoria e filosofia.

Ludwig van Beethoven (1770-1827)


Sem comentários:

Enviar um comentário