11 de outubro de 2020

Cantinho da Filarmónica Outubro 2020

 Junta-te à SFUM e entra no mundo da música!!



Uma das grandes apostas da SFUM nos últimos anos foi a sua Escola de Música, tendo sido alvo de uma ainda recente restruturação com a celebração de um protocolo de parceria com a Firmação / Canto Firme e com uma aposta mais efetiva e estruturada nos “professores da casa”, revisitando uma tradição filarmónica em que os mais velhos ensinam os mais novos.

Apesar de ser não ser uma escola oficial é de salientar que as habilitações / competências dos nossos professores têm vindo a aumentar, tendo alguns o oitavo grau do conservatório e outros formação superior na área da música.

Conscientes da importância do conservatório no ensino mais diferenciado temos vindo simultaneamente a apoiar quem busca esse aperfeiçoamento musical e esse percurso formativo (em instrumentos utilizados pela Banda Filarmónica) através do financiamento das mensalidades no conservatório a nível da iniciação musical, regime articulado e supletivo (para além do já suportado pela CMM), empréstimo de instrumentos, assim como disponibilizando consumíveis e suportando os encargos com a manutenção e reparação dos instrumentos.

Temos desenvolvido várias campanhas de angariação de novos alunos para as várias hipóteses de percurso formativo, quer na nossa escola autónoma, quer na nossa parceria com a Firmação, promovendo o ensino da música.

Para este novo ano letivo decidiu-se organizar melhor o percurso formativo dos alunos que apenas têm as suas aulas na escola da SFUM (escola autónoma), uma vez que apesar da Escola de Música ser informal e direcionada para a execução instrumental em banda Filarmónica, é importante definir objetivos e conteúdos a ministrar, tendo assim um fio condutor metodológico comum aos vários professores envolvidos no desenvolvimento das competências musicais filarmónicas dos nossos futuros músicos.

O nosso percurso formativo tem a seguinte programação:

Apesar de existirem tempos médios para a implementação deste percurso formativo, o princípio subjacente à passagem de nível será baseado na aquisição de competências previamente estabelecidas. É um percurso flexível e pensado nas necessidades do músico filarmónico. É um projeto sempre inacabado, sujeito a uma revisão periódica anual.

Podem consultar os programas formativos no nosso Blog .

Foram também elaborados manuais de apoio para os alunos.

Agradecemos a todos os que contribuíram para a realização deste projeto, que teve como principais obreiros o maestro e diretora pedagógica, mas que também contou com a colaboração dos nossos professores e músicos mais habilitados, assim como com dirigentes da nossa associação.

 

Saudações Musicais!!


Sem comentários:

Enviar um comentário