7 de dezembro de 2021

Cantinho da Filarmónica Dezembro 2021

Um Feliz Natal com renovada esperança para 2022


A Banda Filarmónica irá voltar a participar na procissão da Nª. Srª. da Conceição no próximo dia 8 de dezembro. No fim de semana de 18 e 19 de dezembro terão lugar os já tradicionais concertos de Natal, ainda em moldes a definir, devido a novo agravamento da situação pandémica a nível nacional e a novas medidas restritivas na área dos eventos culturais.

Em 2020 a SFUM não deixou de organizar (e realizar) o concerto de Natal, apesar das rigorosas medidas restritivas devido à situação pandémica. Reinventou o concerto e, apesar das desadequadas condições acústicas, conseguiu realizar em segurança um concerto online no pavilhão municipal Prof. José Maia. Foi mais um dos nossos momentos de resiliência perante a adversidade.


Concerto Natal 2020

Em 2021, apesar da situação estar francamente melhor, ainda persiste a necessidade de impor algumas medidas restritivas, o que condiciona a tipologia de concerto já planeada para 18 e 19 de dezembro. Iremos, em articulação com as restantes associações participantes, a Câmara Municipal e a União de Freguesias, encontrar a melhor solução para a cultura e para a segurança de todos. Irá certamente existir concerto!

Contamos ainda manter a nossa participação com a construção de um presépio e na véspera de Natal iremos percorrer as ruas da vila desejando as boas festas.

Aproxima-se 2022, ano em que a SFUM comemora uns dignos 160 anos. A Direção pretende criar uma comissão organizadora destas comemorações, que se irão iniciar nas festividades do Senhor das Encruzilhadas, no primeiro fim de semana de fevereiro de 2022, e se prologarão durante todo o ano de 2022. Já se iniciaram conversas preliminares com a autarquia, que apoia a iniciativa e em breve teremos certamente mais novidades.

Realizou-se no dia 28/11/2021 mais uma Assembleia Geral Eleitoral da SFUM, em que não surgiram listas candidatas aos corpos sociais da associação.

Nos últimos anos tem sido feito um enorme esforço para dignificar a nossa Filarmónica, honrando a sua história, preservando as suas memórias e ao mesmo tempo reinventando-a e tornando-a mais atrativa para os novos tempos.

Uma forte aposta na formação, com restruturação da Escola de Música, a criação de novas secções (Grupo Coral e Funfarra), a inovação nas atividades realizadas, a renovação instrumental, a aprovação e publicação de novos estatutos, a aprovação em AG de vários regulamentos das suas seções, os vários projetos desenvolvidos e candidaturas efetuadas e aprovadas, são apenas alguns exemplos do muito trabalho realizado e do respetivo desgaste dos dirigentes, que sendo naturalmente voluntários, têm que conciliar esta atividade filarmónica, em prol da comunidade, com a sua vida pessoal e profissional.

Há ainda muito a fazer, há muitos aspetos a melhorar. É importante ter pessoas nos corpos sociais, principalmente na Direção, com disponibilidade para um acompanhamento diário da nossa vida filarmónica.

Na Assembleia Geral ficou decidido manter esta Direção em funções até finais de fevereiro de 2022, com o objetivo de poder organizar o concerto de Natal e Festa do Senhor das Encruzilhadas.

Após esses eventos será feita nova Assembleia Geral Eleitoral, pelo que se pede uma ampla participação dos associados.

Todos os associados podem e devem colaborar nos destinos da nossa Filarmónica. Apela-se a quem tenha disponibilidade, um projeto para a nossa associação… que se junte, organize, crie uma lista, ofereça-se para participar.



A SFUM é de todos e para todos!



Feliz Natal e um próspero ano novo! Com muita saúde e boa música filarmónica!!

Sem comentários:

Enviar um comentário