13 de junho de 2022

Cantinho da Filarmónica Junho 2022


Dirigente filarmónico às vezes…músico filarmónico sempre!


“Ser músico não se esgota na capacidade de saber interpretar o que está escrito numa pauta, em decifrar uma partitura, em perceber todo o enredo teórico que está por detrás das notas. Ser músico é viajar num mundo de emoções e de sensibilidades, é colocar o sentimento ao serviço das notas para que se faça verdadeira música e não um mero exercício matemático. E é também saber ter sentido coletivo, saber ouvir com humildade o sentir do outro e perceber que na música (como na vida) muitas vezes o todo é superior à mera soma das partes. É ainda aprender a escutar o silêncio, a esperar a sua vez tocar, a dar lugar ao outro, a estar concentrado para tocar aquela importante nota após 30 - 40 compassos de espera. Saber que todos somos igualmente importantes e necessários. Ser músico numa filarmónica é uma oportunidade de partilhar e transmitir valores entre várias gerações.”

Diamantino Veríssimo (Discurso Festa Senhor das Encruzilhadas, 2020)

 

A SFUM desde há 160 anos que torna o ensino da música acessível a todos, muito graças ao tão apregoado espírito associativo e filarmónico, que é, no essencial, trabalhar voluntariamente em prol da comunidade.

Foi sempre alicerçado nestes valores que me mantive ligado à nossa filarmónica por longos anos, embora com maior sentido, intensidade e responsabilidade de 2017 até ao presente, dado ter assumido a presidência da Direção. Um trabalho bastante árduo e desgastante, mas também simultaneamente muito gratificante. Aventurei-me nesta função procurando preservar e promover os valores filarmónicos, levando a cultura musical a todos e sempre pensando em dignificar a Associação, trazendo mais pessoas para a vida associativa, tornando-a mais apelativa. A principal estratégia foi reestruturar o funcionamento da associação, aproveitando os recursos disponíveis, incluindo-se aqui motivação e vontades, dando-se a oportunidade aos nossos filarmónicos para que desenvolvessem na sua Associação as suas ideias e as suas capacidades. Foi desta forma que surgiram novas secções, novos concertos, novas atuações, em novos contextos, com novos públicos e com isso foram aparecendo novos associados, novos dirigentes e também novos alunos, músicos e coralistas. A preocupação em diversificar as fontes de financiamento foi também uma condição fundamental para o investimento na renovação instrumental e no equilíbrio financeiro atual.

Todo o trabalho desenvolvido numa filarmónica, só faz sentido se for realizado com sentido coletivo e em equipa. Nada se consegue fazer sozinho, pelo menos algo que possa ter alguma intenção de se tornar estrutural e que possa perdurar no tempo.

A eternização das pessoas nos cargos é muitas vezes fator de estagnação, vai-se perdendo energia e motivação, principalmente quando a disponibilidade é muito limitada. É por estes motivos que não me recandidatei a Presidente da Direção. Sei que este cargo fica muito bem entregue, a Sandra Alexandre tem todas as qualidades para me poder substituir. Tem enormes potencialidades, que devemos saber aproveitar, merece ter o apoio de todos, pois esse é também um aspeto fulcral para o sucesso.

Durante este tempo procurei dar o meu melhor pela causa filarmónica, claro que nem tudo foi perfeito, houve certamente aspetos que provavelmente poderiam ter corrido melhor, sendo que para essas eventualidades peço as minhas sinceras e humildes desculpas… não foi certamente falta de vontade, mas sim de capacidade e/ou disponibilidade. Mas saio com a consciência tranquila e considero que o balanço global acabou por ser bastante positivo, com um período em que a SFUM muito dignificou os seus 160 anos de história. Procurei retribuir, em dedicação e trabalho à SFUM, com um pouco, do muito que a SFUM me vem presenteando, nomeadamente em termos de formação (quer como músico amador, quer como pessoa).

Não há espaço para agradecer a todos os que têm apoiado a Filarmónica, principalmente considerando os seus 160 anos de existência, pelo que faço um grande agradecimento geral, com alguns pequenos destaques.

A nível institucional é importante reconhecer o papel que o poder local tem tido ao longo dos anos para a sobrevivência da Associação.

Apesar de vivermos numa região sem grandes indústrias / empresas, é também justo reconhecer a importância que o mecenato tem tido, tal como a contribuição dos associados e os muitos donativos recebidos por muitas entidades e individualidades. Independentemente do quantitativo doado, é de reconhecer o carinho que muitos têm pela Filarmónica.

Um agradecimento a todos os dirigentes filarmónicos que têm servido a sua comunidade, a cultura e a música.

Um destaque para os maestros que estão e passaram pela SFUM, muitos acabam também por fazer muito trabalho pro bono, pelo amor que têm à música e à filarmonia.

O último (e muito especial) agradecimento vai para os músicos, os que fazem o milagre da música acontecer, os que ao longo de 160 anos têm mantido a SFUM viva e a têm “ressuscitado” várias vezes. Os músicos que mais tarde se tornam dirigentes, maestros, que coordenam secções, como a escola de música, a Funfarra, o grupo coral, grupos de ensemble ou as variedades. Os que mesmo a estudar longe continuam a vir ajudar a sua Filarmónica, os que mesmo a trabalhar longe tentam manter a ligação, os que fazem vários quilómetros para virem aos ensaios, os que fazem poucos, mas que se esforçam por estarem sempre presentes nos ensaios e que são uma referência para os outros…e os mais pequenos, que estão agora a começar e que são o futuro e a esperança de uma necessária constante renovação.

Obrigado a todos!

Sejam bons músicos e melhores pessoas!!


A SFUM é de todos e para todos.


Despeço-me como presidente de Direção com as já habituais …

Saudações Filarmónicas!!

Diamantino da Cruz Veríssimo


NOTAS FINAIS


A SFUM mantém as suas atividades, tendo atuado recentemente nas comemorações do 10 de junho, tocando o Hino Nacional e o Hino da Europa.

Próximas Atuações:

17/06/2022

Atuação Encerramento Ano Letivo Universidade Sénior - Grupo Coral

Mação (Auditório Elvino Pereira)


16/06/2022

Actuação Procissão Corpo de Deus - Banda Filarmónica

Mação


18/06/2022

Convívio 3ª Idade no Parque de Merendas no Brejo - Funfarra

Castelo (Parque de Merendas)


19/06/2022

Atuação Projeto Há Música na Aldeia - Grupo Coral

Amêndoa


30/06/2022

Atuação com Orquestra Filarmónica 12 de Abril / Luís Represas -

14 elementos da Banda Filarmónica de Mação

Mação


01/07/2022

Desfile / Inauguração Feira Mostra de Mação - Banda Filarmónica

Mação



https://drive.google.com/file/d/10x2xAgP6DR5MTzDIUNMG--dtAe86XZZ2/view?usp=sharing

Sem comentários:

Enviar um comentário