13 de fevereiro de 2020

Cantinho da Filarmónica Fevereiro 2020


A Festa do Senhor das Encruzilhadas: Inovação e tradição de mãos dadas

Mais um ano que passa e a nossa Filarmónica já conta com 158 anos. Em todos esses anos assumiu-se como o principal centro de ensino de música das nossas gentes. Uma escola também de formação pessoal, uma escola para a vida e de transformação de vidas através do enriquecimento cultural.

No dia 01/02/2020 realizámos o nosso 3º concerto comemorativo do aniversário da nossa Filarmónica, o qual incluímos também nas festividades do nosso Patrono (Senhor das Encruzilhadas). O Cine-teatro foi pequeno para o público que foi ver a actuação das várias secções da Filarmónica.
  


O concerto iniciou-se com a já conhecida Funfarra da SFUM que, com a sua alegria, criatividade e jovialidade, rapidamente conseguiu contagiar o público. Seguiu-se a Escola de Música numa demonstração do trabalho que tem vindo a desenvolver-se com os mais novos (e não só…). O Grupo Coral da SFUM foi a actuação que se seguiu, agora com mais elementos e com uma notável evolução musical num espaço curto de tempo. A Secção de Variedades juntou-se ao Grupo Coral para acompanhar a cantora Maçaense Francisca Correia (foram três músicas sempre em português). O concerto terminou em grande com a actuação da Banda Filarmónica, sendo as músicas acompanhadas pela projeção de obras do artista Maçaense Carlos Saramago (especificamente selecionadas pelo próprio).

No dia 02/01/202 a Banda Filarmónica fez a sua tradicional arruada pelas ruas da vila até à Igreja Matriz, seguida da Eucaristia (acompanhada por músicos da SFUM e alunos de Formação Musical da Universidade Sénior) e da Procissão até ao Nicho do Senhor das Encruzilhadas. O almoço convívio decorreu no restaurante Avenida, local onde foi assinado um protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal de Mação e a Sociedade Filarmónica União Maçaense.


Agradecemos aos nossos músicos e coralistas, ao nosso maestro e maestrina e aos coordenadores das várias secções.

Um obrigado aos nossos apresentadores do concerto, Pedro Matos e Isilda Maseko, e ainda aos convidados especiais deste ano, Francisca Correia e Carlos Saramago.

Um agradecimento também a quem de várias formas tornou possível a realização destas festividades: ao Carlos Lercas e ao Grupo Cultural Os Maçaenses, à Paróquia de Mação e a quem ornamentou o andor para a Procissão.
Um agradecimento ainda à União de freguesias e ao seu Presidente, José Fernando, que nos tem sempre apoiado.

Não podemos deixar de dar um agradecimento especial à CMM, ao seu Presidente, Vasco Estrela, pelo apoio que tem dado e por acreditar no nosso trabalho. O protocolo de cooperação é mais um passo para manter em actividade uma das Filarmónicas mais antigas do país.

De uma forma mais geral, um agradecimento a todos os que nos têm ajudado: empresários, associações, corpos sociais e associados da SFUM, pais e encarregados de educação, que ajudam com o seu trabalho, restantes juntas de freguesia do concelho de Mação, …

Obrigado a todos!... E viva a nossa Filarmónica!

Nota: a 14 de março de 2020 terá lugar mais uma AG de acordo com convocatória que se segue. Os documentos em apreciação serão divulgados também através da nossa página na Internet.




O Cantinho da Filarmónica é Publicado mensalmente no Jornal Voz da Minha Terra

Sem comentários:

Enviar um comentário