15 de setembro de 2020

Cantinho da Filarmónica Setembro 2020



 Tempos diferentes atividades diferentes: enquanto houver estrada para andar a SFUM vai continuar

 

Devido à pandemia da COVID 19 a centenária SFUM teve, mais uma vez, de se reinventar, procurando manter uma normalidade possível dentro deste contexto verdadeiramente excecional.

Desde o início da pandemia (março/abril 2020) que utilizámos as novas ferramentas disponíveis para nos mantermos com alguma atividade: iniciámos desde logo aulas e ensaios por videoconferência, assim como reuniões, nomeadamente as da Direção.

A 20/05/2020 elaborámos o nosso plano de contingência (o qual já conta com duas atualizações/revisões: a 06 de junho e a 25 de julho) e iniciámos aulas e ensaios presenciais, cumprindo as orientações da DGS e demais entidades competentes. Tendo por base o risco associado a cada secção da SFUM (Escola de Música, Banda Filarmónica, Funfarra e Grupo Coral) foram criadas orientações específicas.

Antevendo que pudesse existir um agravamento da pandemia com a chegada do outono, optámos por manter a nossa Escola de Música a funcionar durante todo o verão.

Aproveitámos também esta altura, sem os habituais serviços de verão, para organizar o nosso espólio musical (arquivo e organização de várias pautas e partituras dispersas) e também delinear um projeto pedagógico para a nossa Escola de Música com a elaboração de um programa específico para as necessidades da nossa Banda Filarmónica (brevemente daremos mais informações sobre estas duas atividades).


Procurando cativar mais alunos para a Escola de Música da SFUM, no dia 7 de agosto de 2020 participámos numa sessão de demonstração de instrumentos musicais para as crianças do Campo de Férias de Verão da Câmara Municipal de Mação.


Durante este diferente verão filarmónico, levámos por diante um projeto intitulado Há banda na Aldeia: Sonatas Desafi(n)antes, tendo contado com o apoio da Câmara Municipal de Mação, da paróquia de Mação e de várias comissões de festas.

Concretizámos já várias atuações pelo Concelho de Mação com pequenos grupos de músicos (respeitando as regras de segurança devido à pandemia da COVID 19), tendo o cuidado de dar prioridade aos locais onde as comissões de festa convidam regularmente a Banda Filarmónica a participar nas festividades. É também uma forma de agradecermos essa atenção.

Começámos a 13 de junho no bairro de Santo António em Mação e a 28 de junho atuámos no Carvoeiro. Seguiu-se o querido mês de agosto com Chão de Codes no dia 9, no fim-de-semana seguinte (dia 16) fomos ao Penhascoso, a 23 rumámos para S. Miguel e a 29 para o Pereiro.


Carvoeiro


Penhascoso

Penhascoso

Penhascoso

Pereiro



Santo António - Mação

Chão de Codes

Chão de Codes


Fica ainda a faltar a Aboboreira e o Monte Penedo, as quais não pudemos realizar na altura da festa, mas que iremos agendar uma data o mais brevemente possível.

Mais recentemente (06/09/2020), ainda com este projeto em mente, atuámos em Mação, após a Eucaristia, numa altura em que normalmente Mação estaria em Festa…

Igreja Matriz Mação

Igreja Matriz Mação

Para além da normal atuação do projeto Há banda na Aldeia, nesse fim-de-semana fizemos também uma evocação à Festa de Santa Maria, na qual, através das redes sociais, criámos uma Festa de Santa Maria 2020 de “faz de conta” aproveitando para lançar o programa das Festas de Santa Maria de 2021. Contámos com vídeos personalizados de apoio de alguns artistas que nos visitarão nessa data, assim como pudemos ir vendo e ouvindo algumas das suas atuações.

MT 80

Da Nave

Funk You

Élsio Nunes


No domingo após a missa fizemos uma série de atuações pela vila de Mação em pequenos grupos, estrategicamente colocados por onde iria passar a tradicional procissão. Fizemos flores e ajudámos a decorar alguns pontos estratégicos, pedimos para que fossem colocadas à vista as tradicionais colchas e a nossa “festa do faz de conta” ficou um pouco mais real.


Deixamos aqui um agradecimento a quem tem confiado e apoiado a SFUM, destacando neste caso e para estas atividades a autarquia, a paróquia e as diversas comissões de festa.

Também para o desenvolvimento destas atividades foi necessário o envolvimento mais direto de muitas pessoas, metendo a “mão na massa” pelo que deixamos um muito especial obrigado a todos, nomeadamente:

- Ao nosso maestro e responsáveis pelas secções da SFUM;

¬ A todos os nossos músicos, alunos, coralistas, professores/monitores da nossa Escola de Música;

¬ Aos dirigentes e associados da SFUM que laboriosamente fizeram durante dias as flores que distribuímos pela população e que também serviram para embelezar algumas janelas e varandas, incluindo o próprio edifício da CMM;

- Um agradecimento mais geral a todos os que nos têm ajudado, incluindo neste caso à própria população que nos continua a apoiar e que embelezou as suas janelas, nomeadamente com as tradicionais colchas.

A todos... saudações Filarmónicas!

E … VIVA A MÚSICA!!!









Sem comentários:

Enviar um comentário