23 de setembro de 2020

Informação aos Músicos, Coralistas, Alunos da Escola de Música, Pais e EE




Boa noite!

Infelizmente vivemos tempos conturbados para todos, inclusivé para a nossa Filarmónica. Esta pandemia faz sobressair  as fragilidades das filarmónicas e das suas dificuldades em conseguirem sobreviver.

A SFUM está empenhada em manter viva a nossa Filarmónica e em manter também todos na máxima segurança possível, por isso  mantivemo-nos em actividade, embora de forma adaptada à nova realidade. Primeiro de uma forma online, depois presencial por naipes e mais recentemente por secções (cumprindo as regras preconizadas para a prevenção da COVID 19) a Banda Filarmónica lá se vai mantendo. Tivemos inclusivé já algumas pequenas actuações de grupos de ensemble (projecto Há Banda na Aldeia). 


Procurando ter uma atitude responsável, suspendemos algumas actividades planeadas, por termos conhecimento do agravamento do risco. O Grupo Coral também tem mantido a sua actividade embora de forma intermitente e sem a presença de todos, devido ao maior risco associado aos coralistas. Sabemos que a vontade de continuar e de cantar é grande, pelo que quando regressarem em pleno iremos ter um grupo ainda mais forte.

Bem sabemos que é impossível ter risco zero, pelo que existirá sempre algum risco inerente à presença de várias pessoas em simultâneo num mesmo espaço.

Para minimizarmos esse risco estamos a ter (sempre que necessário devido ao número de elementos) ensaios ao ar livre ou no pavilhão Prof José Maia permitindo um maior distanciamento entre os músicos. Elaborámos um plano de contingência em abril e já efectuámos 2 revisões/atualizações para incorporar novos conhecimentos e indicações das entidades competentes.

Neste momento os ensaios da Banda Filarmónica estão assim organizados:

Sexta feira - Secção de metais e percussão;
Sábado - Secção de madeiras.

Dependendo do número de elementos no ensaio, este pode ser realizado no pavilhão Prof José Maia (ao lado da sede da SFUM) ou na própria sede na sala de ensaios. 

Quem não puder ir ao ensaio correspondente à sua secção poderá ir ao ensaio de outra secção após informar o maestro. 

Quem não puder ir aos ensaios pedimos que informe o mais rapidamente possível (definimos a quarta-ffeira como data de referência para dar essa informação).

O muito trabalho que estamos a fazer é não só pela preservação e dignificação da SFUM, mas também principalmente pelos nossos músicos,  nossos alunos, pela sua aprendizagem musical e formação pessoal.

Como existem alguns músicos que não têm comparecido, fazemos aqui um apelo a que regressem à nossa (vossa) casa, pois precisamos de todos e todos são importantes. Apelamos também que tragam amigos para a SFUM para aprenderem aqui música. A nossa escola vai iniciar-se em breve e estamos sempre a precisar de mais músicos. Irá ocorrer uma reunião com os pais dos alunos da escola de música em breve (a responsável pela escola irá informar da data e horário da sua realização).

Se existir alguém que não queira / possa vir devido à pandemia da COVID 19, ou tenha outro motivo que impossibilite temporariamente (ou definitivamente) de participar nas nossas actividades, agradecemos que nos informe. Solicitámos ao nosso maestro para que contacte individualmente os elementos que deixaram de vir desde que se iniciou esta situação da pandemia.

Mantemos a nossa intenção de ir aos Açores em 2021 com ida a 2/08/2021 e regresso a 09/08/2021 (ainda sujeito a confirmação). Esperamos que a situação da pandemia já esteja mais controlada na altura e que seja possível realizar esta actividade com a segurança possível.

Estamos ainda a equacionar uma forma segura de podermos realizar algum tipo de evento musical no Natal, em breve daremos informações.

Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas, para acolher novas ideias/sugestões e para aceitar de braços abertos quem queira colaborar connosco nas diversas atividades e projectos em que estamos envolvidos.

É importante que a Filarmónica seja efectivamente sentida como pertencente a todos, como sendo a nossa casa musical comum.

Saudações musicais e com muita saúde!!

Sem comentários:

Enviar um comentário