6 de setembro de 2020

Evocação à Festa de Santa Maria: Perspectivando 2021 Domingo


Eis que chegámos ao último dia da festa de Santa Maria, que este ano seria organizada pela nossa filarmónica, não fosse a conhecia pandemia à COVID 19. Por uma questão de segurança ficará para 2021.

O último dia tem associado um maior simbolismo religioso, sendo realizada a habitual Eucaristia seguida de Procissão. 

No cumprimento das regras para prevenir a propagação do maldito SARSCov 2 não haverá lugar à procissão, sendo no entanto realizada a Eucaristia.

Para invocar as cerimónias religiosas a SFUM preparou uma actuação de um pequeno grupo de músicos (a que chamamos de pequena fanfarra) que tocará uma Marcha Grave (Avé Maria) no coro da igreja. 

Após esta actuação seguem-se pequenos apontamentos musicais para fazer recordar o percurso da tradicional procissão da Festa de Santa Maria.

Serão apontamentos muito breves em locais estratégicos. Iremos filmar para que todos possam ver online. Ao contrário do que é habitual pedimos que não se desloquem para assistirem.

Quem estiver por perto deverá cumprir das regras preconizadas, nomeadamente o distanciamento e a utilização de máscara.

A quem residir nestes locais apelamos a que coloquem as colchas à janela e que nos oiçam daí. 



Para 2021 já esperamos que estas cerimónias possam decorrer como é habitual, com a realização da procissão e com os saudáveis ajuntamentos populares de muitas pessoas que nos vêm visitar e/ou passar estes dias festivos à "terra". Também esperamos ter a nossa Banda Filarmónica completa a desfilar pelas ruas e a abrilhantar a Procissão.

Para este domingo tínhamos preparado uma noite dedicada ao bailarico popular com o teclista Elsio Nunes 

Durante estes dias era nossa intenção organizar um restaurante com gastronomia tradicional para degustar produtos da nossa região. Tal terá ser feito para já de uma forma mais caseira ou através de uma visita aos restaurantes da vila e/ou do concelho.


Bom domingo de evocação à festa de Santa Maria.

Até 2021!!



Sem comentários:

Enviar um comentário