5 de fevereiro de 2022

Concerto Comemorativo Virtual dos 160 anos da SFUM

Este seria o dia em que a SFUM comemoraria o seu 160º aniversário com um concerto que iria envolver todas as suas secções. Devido à pandemia este concerto não poderá realizar-se hoje, estando previsto o seu agendamento para breve.

Não querendo deixar passar esta data em claro, propomos uma viagem por alguns dos concertos  realizados pela Banda Filarmónica e pelas restantes secções da nossa associação nos últimos tempos.

As condições técnicas de som e imagem nem sempre são as melhores, mas nada que impeça esta alegre viagem musical.

1 - Começaremos por uma obra que a Banda Filarmónica tocou mais recentemente, no concerto online de Natal  no ano passado: 1812 Overture Tchaikovsky Arr. Mark Williams. Trata-se de uma peça um pouco diferente das que estamos habituados, consolidando-se em mais um desafio superado pelos nossos músicos.



2 - Em 2020, em situação pandémica mais difícil e com mais restrições, a SFUM não deixou de apresentar o seu concerto de Natal. Por questões de segurança teve que ser realizado no Pavilhão Municipal prof. José Maia. Apesar das más condições acústicas e de conforto térmico, realizámos um excelente concerto, sendo que a Banda Filarmónica estreou uma nova peça do compositor Marco Lourenço: Hopefulness. Uma música para nos fazer regressar a esperança. Marco Lourenço ofereceu esta obra musical à nossa Filarmónica.  A este grande compositor filarmónico português o nosso renovado obrigado!!



3 - Em 2014 a Banda Filarmónica da SFUM foi desafiada a acompanhar duas jovens cantoras maçaenses. Desafio aceite, ficamos com Journey - Don't Stop Believin' e as vozes de Francisca Correia e Marisa Lourenço, acompanhadas pela nossa Filarmónica.


4 - 2018 foi ano de intercâmbio com a SFUP Madalense da Ilha do Pico (Açores), a qual participou na 18ª edição do nosso Encontro de Bandas. Foi convidada também a Filarmónica Pedroguense (Pedrógão Grande). Fica aqui este apontamento da nossa atuação com um arranjo de Michael Brown da música do filme Pirates of the Caribbean .



5 - Corria o ano de 2019 quando a SFUM foi convidada pela CMM para atuar no palco principal da Feira Mostra de Mação. Foi com entusiasmo que aceitámos este desafio. No próximo vídeo apresentamos a nossa Secção de Variedades, com a importante ajuda de Francisca Correia, a interpretar OBM (Organização das Bisbilhoteiras de Mação). Trata-se de um tema de uma antiga banda rock maçaense dos anos 80/90 e que integrava vários músicos filarmónicos. A autoria do tema é de João Paulo Diogo (ex trombonista da Banda Filarmónica e também vocalista e guitarrista dessa banda - inicialmente designada Inimigos Públicos e mais tarde rebatizada de Rock Noya).



6 - Nesse concerto da Feira Mostra de 2019 participaram também outras secções da SFUM, como a nossa alegre e surpreendente Funfarra. Ficamos aqui com uma música tradicional israelita Havan Agila.

 


7 - Voltamos novamente para trás no tempo, mais precisamente para 09/05/2015. Na Igreja Matriz de Mação, o Órfeão de Águeda juntou-se à nossa Banda Filarmónica para interpretarmos Missa Brevis de Jacob de Haan. De salientar que o Orfeão de Águeda é dirigido pelo maestro Paulo José Neto, antigo músico (trompetista e saxofonista) durante vários anos na nossa Filarmónica. Fiquemos então com o primeiro andamento: Kyrie de Missa Brevis.



8 - A 8 de abril de 2019, numa parceria com a Biblioteca da CMM, a SFUM organizou uma noite de poesia e música. Vamos ficar com alguns destes bons momentos, num fantástico encontro entre músicos e  declamadores (alguns também autores). 



9 -  A secção da Escola de Música tem sempre um papel importante e fundamental numa filarmónica. Aqui fica um excerto da sua participação no concerto comemorativo do 158º aniversário da SFUM, em 2020.

 


10 - Integrado no projeto "Música e Monumentos", que contou com o apoio do Fundo de Fomento Cultural, a nossa Banda Filarmónica realizou um concerto no dia 5 de outubro de 2021. Teve a participação especial da cantora e fadista Carolina Siborro. Fica aqui uma das músicas em que contámos com a sua participação: Se os teus olhos falassem (um arranjo para banda de Afonso Alves).



11 - De regresso ao concerto da Festa das Encruzilhadas de 2020, ficamos com o Grupo Coral da SFUM que irá apresentar: I’ve Gotta home in Gloriland - Espiritual negro - Arranjo de Ana Pires.
 


12 - Ainda nesse concerto comemorativo do aniversário da SFUM, em 2020, tivemos o privilégio de assistir a um espetáculo do já famoso grupo de ensembe: os irreverentes "Selvagens da SFUM".


13 - Viajamos agora novamente para 5 de outubro de 2021 e para o projeto "Música e Monumentos". The Cream of Clapton foi a oitava e penúltima obra apresentada pela Banda Filarmónica nesse concerto. Recordemos esse momento.



14 -  Revisitemos o concerto comemorativo do 158º aniversário da SFUM, desta vez  com a atuação da Banda Filarmónica e com a peça Queen In Concert, num arranjo de Jay Bocook.


15 - No último concerto de Natal, a 18/12/2021, a Banda Filarmónica actuou em conjunto com o Grupo Coral, apresentando a peça Dona Nobis Pacem de W. A. Mozart . A solista Soprano foi Sandra Alexandre.



16 - Quase a terminar o nosso concerto, vamos ficar com uma atuação conjunta do Grupo Coral , da Secção de Variedades e com alguns músicos da Banda Filarmónica. Contamos também com a participação da cantora e fadista Francisca Correia e do nosso cantor trompetista João Martins. Fiquemos com esta versão de 125 Azul, de Trovante.

 


17 - Para finalizar ficamos com o nosso Hino, da autoria de Francelino Lopes Pereira. Este Hino finalizou o concerto da Banda Filarmónica no concerto comemorativo da SFUM em 2019.

 


 Esperamos que esta viagem musical tenha sido do vosso agrado. Fazemos votos que em 2023 possamos regressar sem pandemia e num renovado cineteatro pronto para nos receber.

Saudações Filarmónicas!!




 



 








Sem comentários:

Enviar um comentário